caixas

Dicas para manter a gestão de compras alinhada 

Uma gestão de compras envolve organização e processos definidos para que as demandas sejam bem atendidas e o estoque seja completo e eficaz.

Dessa forma, é imprescindível que haja um bom gerenciamento dessa área. O Departamento de Compras está interligado a todos os outros setores da empresa e seu papel é conseguir conciliar fornecedor, cliente, valor, entrega de mercadorias com qualidade a preço baixo e ainda gerar lucro.

Os insumos comprados dos seus fornecedores ou seu produto final viabilizarão a produção e a venda. Eles são um item primordial em seus negócios. Afinal, são ativos da empresa que podem solucionar ou comprometer a saúde financeira e também, de todo o conjunto da empresa.

Como manter um equilíbrio nessa gestão?

A seguir, descreveremos algumas maneiras de como manter um setor de compras alinhado e que irão melhorar as finanças do seu negócio.

PADRONIZAÇÃO

Estabeleça um padrão rigoroso de seus insumos.

Separe os produtos por categorias, crie códigos de identificação para evitar confusões, descrições de tipos, quantidades e etc., deixando tudo bem organizado e os processos bem fluidos.

Faça isso também com os fornecedores. Monte uma classificação com todas as informações: o que ele oferece, como foram firmados os acordos, bem como os dados de contato.

CONTROLE

É essencial monitorar tudo que entra e tudo que sai, organizando item a item.

Faltar produto para venda torna-se bastante desconfortável. A indisponibilidade de mercadorias pode gerar atrasos nas entregas, inconveniência para o cliente, desgaste com fornecedores e até, aumento no custo do estoque.

Outro ponto bastante inadequado é encontrar itens vencidos ou encalhados. Estoque parado significa bens parados e nesse ponto, você terá que vender essas mercadorias por um preço mais baixo do que o previsto ou simplesmente, descarta-las.

O ideal é quanto menor o estoque, menor a necessidade de capital, não se esquecendo de ter uma margem de segurança para eventualidades. Por isso, é fundamental ter o controle. Assim, não haverá divergência entre o volume de insumos pedidos com o volume de vendas realizadas.

FORNECEDORES

Realize uma avaliação mensal de seus fornecedores e seu desempenho.

Verifique a qualidade dos produtos, os prazos de entrega, os preços praticados, as disponibilidades, assim como a relação com eles.

Antes de gerar novos pedidos e oficializar as compras, cheque todos os critérios, alinhando expectativas para uma relação amigável e vantajosa para ambas às partes.

Com bom relacionamento e jogo de cintura, as negociações serão favoráveis para todos e possibilitará um atendimento mais flexível e atencioso. E desse modo, as decisões serão mais assertivas e ágeis.

PROGRAMAÇÃO

Determine um período e uma quantidade de compras de cada item de seu estoque.

Ao ter um controle e verificar as demandas, você conseguirá programar as compras de acordo com o histórico de cada produto.

Por isso, conheça o movimento de compras, acompanhe o mercado e averigue os lotes, o tamanho dos pedidos. Assim, seu estoque estará sempre renovado, sem perdas e com produtos rentáveis.

ANALISE

E por fim, não se esqueça de fazer análises.

Veja qual a quantidade ideal de cada mercadoria, conferindo o giro dos produtos, seus ciclos e prazos. Estude os preços, valores médios de compra e venda, melhor fornecedor.

Mantendo um histórico e analisando as necessidades em diferentes épocas, você terá o tamanho ideal do estoque para atender todas as demandas e ainda reduzirá custos.

Fique ligado nessas dicas!

Sua gestão só será eficaz com uma boa dose de disciplina e o essencial, com um sistema gerencial automatizado.

Por isso, a Over Flash oferece um sistema de gestão integrado, dividido em módulos, que o capacitará na previsão demandas, agilizar pedidos, cadastros, rateios, recebimentos de compras, mantendo seu negócio produtivo, com qualidade, segurança e rentabilidade.

Venha nos conhecer: http://www.overflash.com.br

Write a comment