VISIBILIDADE DA CADEIA DE SUPRIMENTO

Hoje se tem visibilidade do que fazemos diariamente em todos os níveis: câmeras de segurança que nos monitoram constantemente; ao nos conectarmos a internet, muitos sites já sabem do que gostamos e nos interessamos, e de maneira proativa, oferecem soluções sem nos perguntar se queremos ou não. Isso sem contar com aplicativos que temos em nossos dispositivos para saber onde está fisicamente qualquer pessoa que esteja conectada conosco.
No mundo dos negócios, especialmente no varejo, logística e manufatura, estamos no momento da história em que a tecnologia nos permite ter visibilidade completa da cadeia de suprimentos, ponto a ponto, assim podemos assumir o controle e a ação de tudo o que acontece nela.
Ao mesmo tempo, o setor de varejo, logística e manufatura é cada vez mais complexo e exigente devido a três fatores principais. Em primeiro lugar, temos um consumidor muito informado que busca preços cada vez mais baixos com entregas cada vez mais rápidas, isso com exigência de serviços personalizados de maior qualidade; em segundo lugar, uma concorrência acirrada onde todos os detalhes são cruciais para conquistar (ou perder) clientes; e por último, e não menos importante, uma evolução tecnológica que requer adaptação e investimentos contínuos.
Todos esses componentes fazem que estas empresas que já citamos anteriormente repensem a maneira como realizam as suas operações com a ajuda da tecnologia. Neste cenário de constante mudança, o foco no cliente continua sendo o maior desafio e prioridade de todos. Clientes que hoje estão pedindo atenção e produtos personalizados para atender os seus desejos, necessidades e expectativas.
Portanto, ter olhos em toda a nossa cadeia de suprimentos, nos dá a visibilidade necessária para enfrentar todos esses desafios atuais e futuros, para poder atender corretamente os clientes atuais e futuros.
É muito importante lembrar que o cliente de dez anos atrás não é o mesmo que o atual, e não será o mesmo no futuro. Apenas para localizarmos, até 2027, espera-se que tenhamos seis gerações de clientes no mercado. Clientes exigentes, com diferentes expectativas e todos muitos importantes para as empresas.

Visibilidade, vital para detectar e responder ao imprevisível no mundo digital de hoje

A visibilidade é um requisito essencial para proporcionar agilidade e capacidade de resposta da cadeia de suprimentos. Se contamos com as ferramentas adequadas e sabemos como usar os dados obtidos, o conhecimento extraído sobre uma visão global da cadeia de suprimentos permite reduzir o estoque, economizar custos ou maximizar benefício; sem que a eficiência dos processos ou a satisfação do cliente sejam afetadas.
Uma das características que define a cadeia de suprimentos digital, o modelo vinculado ao da Indústria 4.0 é a visibilidade logística. De acordo com o relatório PwC Strategy & Analytics, essa perspectiva deve incluir as funções do Abastecimento, de Armazenagem, de Produção e da Distribuição. Isso se partirmos do ponto de vista que o produto é um punhado de matéria-prima até que ele chegue as mãos do cliente.
É claro que uma visão 360º do cliente e a perspectiva integrada de operações não podem ser alcançadas sem a tecnologia correta. Software, ferramentas e aplicativos que permitem compartilhar informações de qualidade entre os diferentes componentes da cadeia possibilitam a coleta de dados de qualquer lugar e de todas as coisas (desde os dados das redes sociais, usadas pelos consumidores, fornecedores e trabalhadores até métricas provenientes dos sensores da IoT – Internet das Coisas). Desta maneira, consegue-se ganhar em precisão e no alcance, para adquirir a visão de ponta a ponta que multiplica a eficiência e a eficácia das operações e dos processos.
Uma cadeia de suprimentos confiável é uma das principais garantias para reter os clientes atuais e para sempre.
 
Fonte: https://revistamundologistica.com.br