Visibilidade da cadeia de suprimento – olhos que não veem, problemas que se sentem

Hoje se tem visibilidade do que fazemos diariamente em todos os níveis: câmeras de segurança que nos monitoram constantemente; ao nos conectarmos a internet, muitos sites já sabem do que gostamos e nos interessamos, e de maneira proativa, oferecem soluções sem nos perguntar se queremos ou não. Isso sem contar com aplicativos que temos em nossos dispositivos para saber onde está fisicamente qualquer pessoa que esteja conectada conosco.
No mundo dos negócios, especialmente no varejo, logística e manufatura, estamos no momento da história em que a tecnologia nos permite ter visibilidade completa da cadeia de suprimentos, ponto a ponto, assim podemos assumir o controle e a ação de tudo o que acontece nela.
Ao mesmo tempo, o setor de varejo, logística e manufatura é cada vez mais complexo e exigente devido a três fatores principais. Em primeiro lugar, temos um consumidor muito informado que busca preços cada vez mais baixos com entregas cada vez mais rápidas, isso com exigência de serviços personalizados de maior qualidade; em segundo lugar, uma concorrência acirrada onde todos os detalhes são cruciais para conquistar (ou perder) clientes; e por último, e não menos importante, uma evolução tecnológica que requer adaptação e investimentos contínuos.
Todos esses componentes fazem que estas empresas que já citamos anteriormente repensem a maneira como realizam as suas operações com a ajuda da tecnologia. Neste cenário de constante mudança, o foco no cliente continua sendo o maior desafio e prioridade de todos. Clientes que hoje estão pedindo atenção e produtos personalizados para atender os seus desejos, necessidades e expectativas.
Portanto, ter olhos em toda a cadeia de suprimentos, dá a visibilidade necessária para enfrentar todos esses desafios atuais e futuros, para poder atender corretamente os clientes atuais e futuros.
É muito importante lembrar que o cliente de dez anos atrás não é o mesmo que o atual, e não será o mesmo no futuro. Apenas para localizarmos, até 2027, espera-se que tenhamos seis gerações de clientes no mercado. Clientes exigentes, com diferentes expectativas e todos muitos importantes para as empresas.
Fonte: https://revistamundologistica.com.br/