Transporte aéreo de carga: menos papel, mais eficiência

O Brasil começou a trilhar o caminho da inovação, na documentação do transporte aéreo de cargas. O Aeroporto de Guarulhos adotou o Conhecimento Aéreo Eletrônico ou e-Airway Bill (e-AWB). A iniciativa, já em vigor em Viracopos, é parte do programa e-freight, da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), que substitui documentos físicos por eletrônicos, com o foco na eficiência.
Em Guarulhos, o e-AWB eliminará, aos poucos, o calhamaço de folhas carbonadas, exigido para o transporte de cargas. Os agentes de carga internacional participam, assinando acordo multilateral com as empresas aéreas. Uma vez no sistema, os dados podem ser vistos, em tempo real, por todos os elos da cadeia do transporte, propiciando um planejamento preciso para o armazenamento e manuseio da carga, e eliminando problemas como preenchimento inadequado. Benefícios que trazem economia de tempo.
O tempo é o fator de decisão para uma empresa optar pelo transporte aéreo. As aeronaves movimentam cargas de alto valor agregado, cerca de US$ 6,4 trilhões em mercadorias anualmente, um terço do valor total do comércio. Quem manda uma encomenda por avião tem pressa em vê-la entregue.
Recursos, como e-AWB, reduzem o tempo de entrega de uma carga aérea. Estudos mostram ganho médio de 20% a 44% de eficiência para as companhias, agentes de cargas e despachantes aduaneiros, com um ambiente sem papel. A implantação do e-freight eliminará o equivalente a 7.800 toneladas de documentos físicos, o equivalente a 80 Boeings 747 lotados de papel, anualmente.
A experiência de Viracopos e Guarulhos é importante. No entanto, é preciso avançar, ainda mais, na implementação do e-AWB em aeroportos, como no Rio de Janeiro, em Porto Alegre e Manaus, por exemplo.
O transporte aéreo de carga tem um papel primordial não apenas nas relações comerciais, mas na vida das nações. Pretendemos construir a compreensão de que as ações que proporcionam o sucesso da aviação trazem amplos benefícios econômicos e sociais. O e-freight é um passo firme nesse caminho.
Quer tirar mais dúvidas? Fale com a Over Flash!
Fonte: http://www.revistamundologistica.com.br/