Como o blockchain está transformando a Logística

O Blockchain é uma das mais importantes inovações disruptivas do século 21. A tecnologia que viabiliza o mercado de criptomoedas está sendo aplicada aos mais diferentes setores da economia, e a Logística é um dos segmentos beneficiados. Mas, afinal, o que é o blockchain?
Trata-se de uma inovação que descentraliza o processo de validação de todo tipo de transação: seja a compra de uma moeda virtual, a transmissão de posse de um bem ou o transporte de uma encomenda. Em vez de uma entidade central que faz essa validação (o Banco Central, uma operadora de cartão de crédito etc.), o processo é analisado e aprovado por grupos descentralizados, que emprestam poder computacional em troca de pequenas taxas, normalmente menores que as alternativas tradicionais.
A vantagem do sistema é que as transações são imutáveis, ou seja, não podem ser alteradas. Além disso, são transparentes, pois podem ser vistas por todos que participam da rede. O sistema também é robusto, pois na rede não depende de um servidor central, e as transações são feitas diretamente, sem intermediação.
Para a Logística, o blockchain pode garantir, por exemplo, a rastreabilidade e a qualidade dos produtos transportados. No caso de produtos perecíveis, como alimentos, por exemplo, seria possível garantir a veracidade de informações como prazo de validade, ingredientes, modo de armazenagem e transporte, não apenas para o consumidor final, mas para todos os elos da cadeia produtiva.
Contra fraudes
Ao assegurar o registro imutável de cada transação, também é possível reduzir o número de fraudes e tornar mais fácil a identificação de cargas roubadas. O controle de documentação também se torna muito mais efetivo em operações de operações de exportação.
A sul-coreana Hyunday Merchant Marine, por exemplo, realizou em 2017 um bem-sucedido teste de sete meses, aplicando o sistema de blockchain ao transporte marítimo de carga. Além de proporcionar uma gestão de documentos mais eficiente, o blockchain registrava dados sobre as condições da carga, capturados por meio de sensores instalados nos contêineres, gerando relatórios que poderiam ser usados para esclarecer qualquer eventual incidente.
O blockchain também pode ser usado para otimizar recursos das transportadoras. O sistema viabiliza, por exemplo, o compartilhamento de caminhões. Hoje, os maiores obstáculos para esse tipo de parceria são a falta de confiança entre os envolvidos e a dificuldade de se dividir os custos de um modo justo.
Telemetria
O blockchain acaba com as dúvidas, pois permite validar, de forma automática e sem possibilidade de alteração, todos os dados registrados nos sistemas de telemetria dos veículos. Com isso, o rateio de custos fica mais eficiente e as empresas podem reduzir investimento em ativos. Além disso, fica muito mais fácil confirmar informações em caso de roubos, atrasos ou acidentes.
Tudo isso resulta em redução de custos e mais agilidade para empresas logísticas. Desse modo, mais do que uma nova tecnologia, o blockchain é uma inovação que torna as transportadoras mais confiáveis, eficientes e transparentes, fortalecendo suas reputações no mercado.