img-blog1

8 dicas imperdíveis para gerenciar seu armazém!De simples depósito a área estratégica.

Ter o controle do armazém é imprescindível para evitar perdas e otimizar o uso do espaço. É essencial realizar processos de organização e saber a movimentação das mercadorias para se obter lucratividade no negócio.
Parece ser uma tarefa bem simples, mas muitos a fazem de maneira pouco precisa e um erro básico pode causar prejuízos e comprometer o desempenho de suas operações logísticas.
A seguir, listamos 8 dicas para ter uma gestão eficiente:
1. Registre os produtos: Aqui, é necessário realizar um inventário, ou seja, contabilizar cada item, classificá-los, registrá-los e identificá-los.
2. Padronize os processos: Estabeleça procedimentos para que todos que trabalham nessa área mantenham o armazém organizado e sigam os procedimentos de segurança.
3. Envolva a equipe: É necessário criar uma equipe de confiança e responsabilidade para evitar desvios e erros dos controles, integrando todos para que tenham conhecimento dos processos.
4. Cuide também da organização do espaço físico: Identifique os locais de maneira que possa encontrá-los facilmente, é muito importante que categorias similares fiquem próximas. Além disso, é necessário esquematizar itens perecíveis por ordem de validade, assim otimiza-se espaço e tempo.
5. Registre as movimentações: Estipule um controle rígido de entrada e saída de todos os produtos. Deixar de fazer um registro no momento pode descontrolar completamente o esquema e você fica sem saber a localização precisa da mercadoria, gerando custos, perdas e perda de confiabilidade.
6. Programe as entradas de mercadorias: Planeje os recebimentos, com base em seu histórico de movimentações de mercadorias, assim você verifica quais produtos tem mais giro, otimiza os espações e evita gargalos nos recebimentos.
7. Controle os vencimentos de mercadorias: No inventário, é possível identificar produtos encalhados ou que estão com pouca saída. Desta forma é possível orientar uma liquidação dos produtos, mande para reciclagem ou jogue fora, assim, você abrirá espaço no armazém e evitará devoluções.
8. Use um software para dar suporte à sua operação: Obter uma ferramenta de gestão para auxiliar em tantos procedimentos pode ser essencial para otimizar seu dia a dia. Ela evita que você deixe de concluir suas tarefas diárias, eliminado erros de anotações e tempo e valida todas as informações com precisão para que você tome decisões estratégicas sobre o que está vendendo mais e o que tem menos procura.
O sucesso de seu negócio depende de você, mas com um software adaptado às suas necessidades fica tudo mais ágil e simples. Entre em contato conosco para conhecer um modelo customizado para sua empresa.

Write a comment